O Registro do fogão deve ser utilizado para o controle do fogo na chapa e do aquecimento do forno (quando conjugado).
Para os primeiros aquecimentos, colocar álcool numa latinha baixa que já esteja vazia (Sardinha, Goiabada, etc.) e alguns pedaços de lenha seca (3 ou 4) de aproximadamente 5cm x 20cm, deixando queimar até acabar a lenha, repita o processo por 4 horas, reiniciando do começo, repetir o processo aumentando a quantidade e o tamanho da lenha, deixa a lenha virar brasa, para novamente colocar mais 4 ou 6 pedaços de lenha, refazer este processo durante 5 horas, mantendo o registro semi aberto o suficiente para oxigenar, evitando que a fumaça retorne pela boca do fogão ou que o fogo se apague. No final do processo, feche o registro, e mantenha sem uso pelas próximas 48 horas. Assim o seu fogão estará pronto para uso.
Somente com a experiência adquirida com o uso você conseguirá usufruir de todo o potencial de seu fogão colonial.
Nunca use água para apagar o fogo ou as brasas ou para fazer a limpeza, mesmo que a peça esteja fria, pois, a água danifica toda a parte refratária;
Utilizar, sempre madeira própria para a queima em fogões, tais como eucaliptos (não usar restos de obras e madeiramentos).
O Uso do fogão e estritamente residencial.
Garantimos o forno e acordo com a lei por um período de 6 meses contra defeitos de fabricação.
Para que prevaleça está garantia e necessário que sejam seguidas, rigorosamente, todas instruções acima descritas.
As pedras de revestimento seja granito, cerâmica, etc., Após a colocação, não estão mais garantidas, seja por quebra, trincas ou soltura.